top of page

TÉCNICA MEISNER

JORNADA

Se você vier aqui, não aprenderá a Técnica Meisner. Você aprenderá a minha técnica, a técnica do Bill Esper. E — se Deus quiser — ao sair daqui, sairá com a sua própria técnica. Entende?

 

THE ACTOR'S ART AND CRAFT

WILLIAM ESPER TEACHES THE MEISNER TECHNIQUE

9232c0f812405cea94d1f0b905484d80.jpg
Foto (22).jpg

2020

Durante o sexto semestre da graduação em Teatro, passei a investigar o problema da autoconsciência no trabalho de atuação.

 

Me deparei com a abordagem de Sanford Meisner, pedagogo norte-americano e ex-membro do Group Theatre, uma companhia influenciada pelo Sistema Stanislávski.

 

O treinamento cultivava artistas conectados com o próprio impulso, fazedores de verdade e com a percepção aguçada, ou seja, pessoas com o coração aberto para si mesmas, para os parceiros e para o material — capazes de viver momento-a-momento sob um conjunto de circunstâncias imaginárias.

 

O seu método foi iluminador: um percurso gradual, do simples ao complexo, que, dentre as múltiplas habilidades que desenvolvia, também se debruçava sobre a questão da autoconsciência; o estímulo responsável por me impelir nessa direção.

 

Segui o meu instinto e embarquei na canoa meisneriana.

2021

Incentivado pelo corpo docente, avancei da pesquisa teórica para a prática, criando um grupo de estudos de Técnica Meisner, no qual apliquei os exercícios e articulei as ideias do treinamento com atores profissionais, experimentando o método adaptado ao nosso contexto específico.

HEADERS_WIX_edited.jpg
Screenshot 2024-05-15 at 02.30.32.png

2022

Com a transição do mundo em quarentena para a vida normal, os profissionais retomaram as atividades presenciais, permitindo que eu estudasse com especialistas e aprofundasse meu conhecimento da abordagem.

 

Mais tarde, prestei assistência de direção em uma montagem, integrando exercícios do método ao processo de preparação de elenco.

 

A partir desse ponto, senti que tinha o embasamento teórico e a experiência prática — como estudante e professor — necessários para ministrar aulas de Técnica Meisner com propriedade.

 

Percebi que precisava de um espaço. Um estúdio, talvez?

20230510_204315_edited.jpg

2023

Criei o ESTÚDIO DE ATUAÇÃO, passando a oferecer aulas e serviços especializados.

 

Sob convite, introduzi a abordagem para estudantes da graduação em Cinema e Audiovisual.

20230510_204315_edited.jpg
WhatsApp Image 2024-11-26 at 12.51_edited.png
WhatsApp Image 2024-11-26 at 12.51_edited.jpg

2024

Sob convite, introduzi a abordagem para estudantes da graduação em Teatro.

2025

Seguindo o movimento de outros professores de atuação ao redor do mundo, ressignifiquei a prática de Sandy, atualizando a abordagem para o nosso tempo de modo que o processo se tornasse mais ético.

00057.gif

Quando Meisner estava desenvolvendo e ensinando sua técnica, havia nos Estados Unidos uma crença amplamente aceita de que os atores precisavam romper barreiras pessoais (isto é, emocionais) para alcançar relevância artística. Assim, além de ensinar técnica de atuação, o professor também se tornava o “demolidor” das supostas barreiras emocionais do ator. Não era incomum ouvir pessoas compararem o processo de formação do ator a ser desmontado e depois montado novamente. Somada às dinâmicas de poder autoritárias do teatro do século XX, a natureza invasiva dessa perspectiva frequentemente criava um ambiente abusivo.

Alguns comportamentos de muitos mestres-professores do século XX são problemáticos segundo os padrões contemporâneos, e pode-se argumentar que parte do estilo confrontacional de ensino de Meisner acabou incorporada à estrutura de alguns de seus exercícios. Ainda assim, os princípios que Meisner transmitiu a seus alunos não são inerentemente problemáticos. Esses elementos centrais continuam sendo essenciais para o ator do século XXI.

APPLIED MEISNER FOR THE 21st-CENTURY ACTOR

KEVIN OTOS e KIM SHIVELY

bottom of page